O que é a gerontologia? Como o gerontólogo pode auxiliar no cuidado ao idoso?
Finalidade da gerontologia
Do que trata a gerontologia?
A gerontologia é a ciência que estuda a gestão do processo de envelhecimento humano. Ela foi descrita pela primeira vez em 1903 por Elie Metchnikoff, antes mesmo do que a própria geriatria. Apesar de centenária, foi nos dias atuais que a gerontologia ganhou destaque enquanto profissão.
É uma ciência generalista que vida entender o processo de envelhecimento sob as óticas biopsicossociais.
Gerontólogo é geriatra?
O título acima é uma pergunta comum de nossos leitores e deixa claro que há muita dúvida sobre o trabalho do gerontólogo. Poderia esclarecer as diferenças entre os trabalhos de ambos os profissionais?
Essa dúvida é completamente normal, uma vez que a gerontologia é uma profissão recente no Brasil.
O que faz um gerontólogo?
O gerontólogo é aquele que faz Bacharelado em Gerontologia, ou seja, graduação (curso superior) em gerontologia. O gerontólogo pauta sua atuação na compreensão do envelhecimento como um processo de mudanças heterogêneas e singulares.
O profissional contribui para que o envelhecimento se desenvolva com o maior nível possível de funcionalidade, oferecendo diversas formas de apoio e assegurando a participação ativa do idoso nesse processo, sempre que possível.
Já a geriatria é uma especialização da medicina que abrange desde a promoção de um envelhecer saudável até o tratamento do idoso doente. Vale ressaltar que o geriatra é capacitado e habilitado para realizar tratamentos farmacológicos (prescrever medicamentos).
Apesar de serem profissões distintas e cada qual possuir suas atribuições, esses profissionais, em parceria, podem desenvolver trabalhos incríveis.
Para saber mais, entre em contato conosco.